Quem espera da governadora Daniela Reinehr (sem partido) notícias sobre grandes obras e investimentos, durante a visita a Blumenau marcada para quarta-feira (28), é melhor revisar expectativas. Embora o Estado tenha uma lista de pendências a resolver com a região, o convite disparado a lideranças políticas do Médio Vale menciona apenas a liberação de emendas parlamentares. Nos últimos dias, o governo tentou acelerar o processo interno para formalizar a volta das máquinas à SC-108, o prolongamento da Via Expressa, que está abandonada desde 2017. Porém, nem esse anúncio está no roteiro.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A agenda, que pode sofrer alterações até a última hora, prevê visita à Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), onde Daniela comunicará a liberação de emendas de parlamentares ao orçamento. São milhões de reais diluídos em investimentos em áreas diversas. Deputados da região devem acompanhar o ato.

Depois, a governadora visitará o Centro de Vacinação montado na Vila Germânica. Ela atenderá a um convite do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), que deseja apresentar a experiência da cidade no combate ao coronavírus. Após o almoço, Daniela segue para Rio do Sul. Ela deve permanecer na cidade por cerca de três horas.

Na semana passada, Hildebrandt levou uma lista grande de reivindicações à governadora, na Capital: retomada das obras da SC-108, investimento de R$ 200 milhões para a BR-470, assinatura do convênio para repassar R$ 28 milhões ao Centro de Convenções, liberação dos recursos para o Aeroporto Quero-Quero, reforço à Polícia Militar e à estrutura da Polícia Civil. A audiência gerou expectativa de que Daniela viria à cidade com ao menos uma novidade no bolso.

Continua depois da publicidade

A retomada das obras da SC-108 depende da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público ao Estado e à empreiteira responsável pelas obras. O assunto está muito perto de ser resolvido, após quase quatro anos de abandono. Por isso, desde a semana passada houve pressão para que o processo interno fosse acelerado. Até o fechamento deste texto, a informação oficial era de que Daniela traria “atualizações” sobre as obras na SC-108 e na Jorge Lacerda.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.