Não sairão dos cofres de Blumenau as despesas da viagem do prefeito Mário Hildebrandt e do secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, à Oktoberfest de Munique, na Alemanha. Quem vai pagar a conta são empresas patrocinadoras da versão blumenauense da festa, mas a prefeitura não informa quem são elas. A dupla embarca na quinta-feira (15) e retorna no dia 21.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

A coluna havia apurado com fontes do município que a Spaten, cervejaria oficial da Oktoberfest Blumenau, arcaria com os custos uma vez que havia convidado as autoridades. Após publicada esta coluna, no entanto, prefeitura e a Ambev, detentora da marca no Brasil, negaram a informação (veja nota da empresa no fim do texto).

Questionado, então, sobre quem são as empresas privadas que bancarão passagens e hospedagem, Greuel disse que solicitaria permissão às patrocinadoras para divulgar os nomes. A assessoria de imprensa da prefeitura forneceu a mesma explicação. Não houve retorno até a atualização deste texto.

Prefeito e secretário estão em negociações para trazer à Oktoberfest Blumenau algum investimento ou atração da Alemanha. Nenhum dos dois abre o jogo sobre o que seria. Greuel enfatiza, no entanto, que pretende visitar outros espaços e cervejarias da festa para estabelecer contatos e abrir portas a futuras parcerias.

Continua depois da publicidade

— Mesmo que fosse com dinheiro da prefeitura, é uma obrigação nossa estar lá. É uma forma de estarmos juntos nesses laços com a Alemanha — analisa.

Como a coluna antecipou na segunda-feira, a agenda dos blumenauenses inclui participação na abertura da Oktoberfest bávara, uma audiência com o prefeito de Munique, outra com o cônsul-geral do Brasil no país e reuniões com envolvidos na organização da festa. Em agosto, Hildebrandt e Greuel já haviam cumprido agenda na Alemanha e na Finlândia.

Comentário

A viagem com dinheiro privado elimina eventuais questionamentos sobre o uso de verba pública no retorno repentino à Alemanha. Bom para os cofres municipais. Por outro lado, não é razoável que gestores públicos viagem a convite sem informar aos cidadãos quem patrocina a missão internacional. Na administração pública, ocultar esse tipo de informação não é uma opção.

Nota da Ambev

A Ambev esclarece que não houve custeio ou rateio de qualquer despesa da viagem das autoridades do Município de Blumenau a Munique. Reforçamos nosso compromisso como a ética e transparência e com estrito cumprimento de nossas políticas de Compliance.

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Prefeito de Blumenau viaja à Europa pela segunda vez em um mês

Quem une os planos de Luciano Hang e Mário Hildebrandt nas Eleições 2022

Viaduto sobre a BR-101 em Navegantes recebe as primeiras vigas

Escolas de Blumenau são orientadas a denunciar pais que não vacinaram os filhos