Os vereadores de Blumenau vão reunir-se na quarta-feira (26) para uma sessão extraordinária no meio do recesso. A convocação fora de época incomum para meses de janeiro na Câmara municipal, é para analisar um projeto de lei enviado pelo Executivo que muda gratificação para médicos envolvidos no atendimento aos casos suspeitos de Covid-19 em ambulatórios gerais. Os parlamentares não recebem salário extra pela extraordinária.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
A administração municipal propôs uma alteração na lei de 2021 que criou gratificações para os médicos de plantão no esforço de combate à Covid-19. O texto em vigor prevê o benefício apenas para profissionais que atuassem na central montada na Vila Germânica e nos postos temporários de atendimento rápido. Como o atendimento foi descentralizado para os ambulatórios gerais, a nova lei estende a gratificação para quem atende nas unidades regulares da Secretaria de Promoção da Saúde.
Cada médico receberá gratificação de R$ 100 por hora trabalhada fora da carga horária regular nas estruturas de atendimento aos casos de coronavírus. Servidores comissionados não terão direito. O município garante que a despesa não superará o previsto pela legislação anterior.
A alteração ocorre no momento em que o município enfrenta uma explosão na demanda de atendimentos por Covid-19 e cresce o número de servidores afastados por contágio. O projeto foi encaminhado com pedido de tramitação em regime de urgência.
Continua depois da publicidade
Por lei, os vereadores primeiro precisam aprovar a convocação da extraordinária. Depois, votarão o texto do projeto. A proposta deve passar sem maiores dificuldades.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Blumenau aguarda orientação sobre o que fazer com 2 mil doses de Coronavac
Laboratórios de Blumenau enfrentam falta de testes de Covid-19
DNIT e empreiteiras rediscutem cronograma da duplicação da BR-470