Enquanto os eleitores de Blumenau preparam-se para escolher governador e presidente no próximo domingo (30), os vereadores já discutem outra eleição: a da mesa diretora da Câmara. Antes do recesso, em dezembro, os parlamentares devem escolher os novos presidente, vice e secretários. Pelas conversas em andamento, o vereador Almir Vieira (PP) largou dois passos à frente na disputa pelo comando da Casa.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Atual primeiro-secretário, Vieira conta com o apoio da maior parte do grupo responsável pela vitória da atual mesa, que tem Egídio Beckhauser (Republicanos) como presidente. Embora o governo não tenha se manifestado claramente, vereadores da base demonstram simpatia com a ideia de uma chapa consensual liderada pelo vereador do Progressistas. Ele confirma a candidatura e diz estar confiante na construção de uma aliança ampla.

No primeiro desenho da chapa em discussão, o Podemos e a federação PSDB-Cidadania indicariam um nome cada, por terem as maiores bancadas. A última das quatro vagas seria do PL, embalado pelo resultado expressivo no primeiro turno das eleições deste ano. O único parlamentar da legenda é Ailton de Souza, o Ito. A definição dos nomes e das posições que cada um ocuparia ficariam para mais tarde.

Apesar do estágio aparentemente adiantado das discussões, mesmo os defensores de uma eleição consensual advertem que o histórico de disputas não permite previsões a 50 dias da votação em plenário. Nas últimas duas eleições internas, o comando da Câmara foi decidido em negociações de última hora, com direito a chapas concorrentes lutando por votos e acusações de traição depois de anunciados os resultados.

Continua depois da publicidade

A última vez que a escolha do presidente deu-se sem emoção foi em 2017, quando Marcos da Rosa (DEM) terminou eleito por um acordo amplo entre os parlamentares.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Sede própria da Câmara de Blumenau ficará para a próxima legislatura

O futuro partido do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt

Cidade de SC prepara Festival Literário Internacional para 2023

Família Schadrack quer reabrir acesso ao Morro do Spitzkopf, em Blumenau