A Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou nesta quinta-feira (5) a convocação da secretária de Educação, Patrícia Lueders, e do intendente da Vila Itoupava, Leandro da Silva, para que expliquem supostas irregularidades na compra de alimentos da merenda escolar apontadas por uma investigação policial.

Continua depois da publicidade

 ​> Quer receber as notícias de Blumenau e região via Whatsapp? Entre no grupo do Santa.

Também foram convocados os presidentes dos conselhos de Desenvolvimento Rural, Paulo Eduardo Ruediger, e Alimentação Escolar, Arnoldo Pahl. Todos os quatro são obrigados a comparecer.

Os parlamentares ainda aprovaram convites para que sejam ouvidos a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cátia Hackbarth, e o titular da 4ª Delegacia Especializada no Combate à Corrupção, Lucas Almeida. No caso deles, a presença é facultativa.

> Operação mira superfaturamento de alimentos da merenda escolar em Blumenau.

Continua depois da publicidade

Os requerimentos foram apresentados pela Comissão de Agricultura da Casa e aprovados em plenário sem votos contrários. Os depoimentos ocorrerão durante a reunião da própria comissão, agendada para 18 de novembro, às 14h. Todos participarão por videoconferência.

Agricultor Fantasma

A operação Agricultor Fantasma, da Polícia Civil, apura se houve superfaturamento e fraude na compra de alimentos da agricultura familiar para a merenda de estudantes da rede municipal. A suspeita é de que, ao invés de plantar, agricultores comprariam mercadorias na Central de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa) e revendiam à prefeitura por preços acima dos de mercado.

No dia 21 de outubro, policiais cumpriram mandados de busca e apreensão na Intendência da Vila Itoupava e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Segundo o delegado, as investigações começaram há cinco meses.

O inquérito policial corre em segredo de Justiça porque nos autos há interceptações telefônicas autorizadas pelo Judiciário.

Continua depois da publicidade