Os vereadores de Blumenau aprovaram nesta quinta-feira (12) um decreto legislativo que concede o título de cidadão blumenauense ao prefeito Mário Hildebrandt (Podemos). Nascido em Mirim Doce, no Alto Vale do Itajaí, ele mudou-se para Blumenau no início dos anos 1990 e exerce cargos na administração pública desde 2005. A cerimônia de entrega do certificado está prevista para ocorrer no início de dezembro.

Continua depois da publicidade

A homenagem foi proposta pelo vereador Alexandre Matias (PSDB), mas teve de ser apresentada, obedecendo ao regimento interno, por Ailton de Souza (PL), Almir Vieira (PP) e Silmara Miguel (PSD), que são integrantes da Mesa Diretora do Legislativo. Ela foi votada em plenário e recebeu apoio de 11 parlamentares. Não estavam presentes o próprio Vieira e Jovino Cardoso Neto (Solidariedade). O vereador Diego Nasato (Novo), suplente que assumiu a cadeira de Emmanuel Tuca Santos (Novo), absteve-se.

Ex-vereador, presidente do Legislativo, vice-prefeito e prefeito reeleito de Blumenau, Hildebrandt começou o segundo mandato em dificuldades para estabilizar uma base governista na Câmara. Sofreu derrotas no início do ano e precisou vetar uma série de projetos aprovados a contragosto da gestão. Mas o clima mudou. Sinal disso foi a presença de Hildebrandt em duas sessões ordinárias nas últimas três semanas para entregar projetos de lei.

O título de cidadão blumenauense tem o peso de uma virada de página, após meses de reconstrução da base de sustentação política.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.

Continua depois da publicidade

Leia também

O que mudaria no Centro de Blumenau com a construção de uma avenida na beira do rio

Novo decreto em SC impõe medidas contra a Covid-19 em escolas e universidades

Voto impresso tirou das cordas um presidente fraco; era o que Bolsonaro precisava

Blumenau anuncia empréstimo de R$ 160 milhões para obras; veja quais estão no pacote