O vereador Egídio Beckhauser (Republicanos), presidente da Câmara de Blumenau, contratou um ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para tentar salvar o mandato ameaçado na Justiça. O advogado Rodrigo Fernandes, que deixou a Corte eleitoral em dezembro passado, reforçou a defesa do parlamentar.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

No início de março, por sete votos a zero, o TRE determinou a cassação do mandato de Beckhauser porque o partido dele teria inscrito duas candidaturas fictícias de mulheres. O vereador entrou com embargos ao acórdão, que não questionam o mérito do processo, mas procuram abrir flancos a um recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele permanece no cargo enquanto recorre. A cassação tem origem em um pedido do Partido Novo.

A unanimidade pela cassação no TRE preocupa o entorno do vereador. A avaliação é de que o processo foi subestimado após a vitória em primeira instância. Apesar da tensão, o processo não impede a candidatura de Beckhauser a deputado estadual. Mesmo que cassado, ele permanecerá elegível.

Os embargos estavam marcados para julgamento na sessão de sexta-feira, 1º de abril, mas foram retirados de pauta.

Continua depois da publicidade

Leia também

Mudanças à vista nas obras da Rua Bahia, em Blumenau

Furb é orientada pelo MP a implantar sistema de ponto para os servidores

Ex-prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes disputará cadeira na Alesc

Em férias, prefeito de Blumenau pede “total colaboração” com investigação do MP