O investimento de uma nova loja atacadista em Blumenau obrigou o pátio da Seterb, onde ficam os veículos apreendidos, a mudar de endereço. O terreno na Rua Doutor Pedro Zimmermann, na Itoupava Central, é alugado e foi solicitado pelo proprietário. No segundo semestre, a rede Brasil Atacadista construirá ali a primeira loja na cidade. A operação de transferência dos 2,7 mil veículos para outra área já começou.

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Vão para o pátio da Seterb, hoje chamada de Secretaria de Trânsito e Transportes, carros, motocicletas, caminhões, furgões e até bicicletas apreendidos em operações de trânsito, investigações policiais ou após acidentes, por exemplo. Para retirar um veículo, o cidadão precisa ir até o local e pagar as taxas devidas.

Segundo o diretor de Trânsito, Sérgio Martinez Junior, a mudança completa deve demorar cerca de dois meses. Primeiro, estão sendo transferidos os veículos sob a guarda do município há mais tempo. O trabalho só será concluído quando estrutura de atendimento e rede de fibra ótica estiverem disponíveis no novo local, que fica na Itoupavazinha — o endereço só será divulgado quando houver condições de receber o público.

Para Martinez, o novo pátio tem a vantagem de estar livre de enchentes e enxurradas, diferente do endereço atual.

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— É um local onde não teremos problema com enchentes. É um problema a menos. Na época das enxurradas, a gente tem que botar carro, tirar carro. É uma logística! — avalia.

O novo terreno tem 23 mil metros quadrados e o valor da locação é de R$ 23 mil mensais. O terreno hoje ocupado na Itoupava Central tem 34 mil metros quadrados e custa R$ 19,6 mil mensais.

Concessão

Em 2019, a Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou projeto de lei que modificou regras para permitir a concessão do pátio de veículos apreendidos. A ideia é que uma empresa assuma o serviço e receba os valores relativos à remoção, depósito e guarda de veículos diretamente dos proprietários.

Segundo o secretário de Trânsito e Transportes, Alexandro Fernandes, já foram feitos os estudos de ordem econômica. Faltam análises jurídica, administrativa e técnica. O objetivo é lançar um edital para concorrência ainda em 2022.

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