O Vapor Blumenau passará por uma reforma para voltar a receber visitantes. O barco, que lembra a época em que cargas e passageiros chegavam à cidade pelo Rio Itajaí-Açu, deve ser incluído no orçamento da reforma da Prainha. O último grande restauro do monumento foi concluído em 2000, durante as comemorações do aniversário de 150 anos da cidade. Desde 2011 ele não passa por qualquer recuperação — o que é visível pela ação do tempo.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

O projeto de revitalização da Prainha realça o protagonismo do Vapor Blumenau no espaço à beira do rio. Está sendo construído um espelho d’água, onde o barco “flutuará” aos olhos do público. Também está prevista uma plataforma de acesso ao interior do vapor.

— Não faz sentido a gente entregar uma Prainha nova com o barco em mau estado — comenta o secretário de Obras, Michael Maiochi.

A recuperação prevista será mais simples do que a de duas décadas atrás. Incluirá pintura e troca de estruturas corroídas, como cercas de proteção e o tablado de madeira. Segundo o secretário, o custo da reforma está sendo avaliado. Há chance de que ele caiba no orçamento de R$ 4 milhões já aprovado pelo Ministério do Turismo para a Prainha. As melhorias devem começar a ser executadas ainda este ano.

Continua depois da publicidade

Estrutura do lago onde ficará o vapor já foi construída
Estrutura do lago onde ficará o vapor já foi construída (Foto: Patrick Rodrigues)

Obra chegou à fase da pavimentação com pavers
Obra chegou à fase da pavimentação com pavers (Foto: Patrick Rodrigues)

Prainha

A reforma da Prainha atrasou e deve ser entregue somente no primeiro trimestre de 2022 — a meta inicial era terminar este ano. Primeiro, houve uma batalha judicial entre empresas interessadas no serviço. Resolvido o conflito na Justiça, o governo federal atrasou o segundo repasse de recursos, exigindo uma operação política em Brasília para destravá-lo. Ainda falta liberar cerca de 70% do dinheiro, o que gera incerteza sobre o cumprimento de prazos.

Até o momento foram feitas terraplanagem, drenagem, reforma da estrutura da concha acústica, o lago do vapor e a contenção onde ficará um mirante. Agora começa a pavimentação da Prainha com pavers.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Vice-presidente Hamilton Mourão fará palestra em Blumenau

Luciano Hang leva advogado de Blumenau à CPI da Covid-19

Oktoberfest no Beto Carrero terá programação noturna e bandas de Blumenau

Empresa faz proposta para construir praça e lojas no Centro Histórico de Blumenau