Um caminhão tomba no acostamento da rodovia. Ferido pelo acidente, o motorista morre no local. É de manhã, o dia está claro, e o corpo fica à vista dos passantes. Que param, mas não por preocupação com a dignidade do falecido. São saqueadores. São criminosos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

É grotesca a cena. Foi na BR-470, em Pouso Redondo, nesta terça-feira (27). Homens e mulheres fogem carregando latas de cerveja em fardos. Furtam à luz do dia, na rua, sobre um cadáver. Diante do homem morto, até riem da situação. Porque, na lógica perversa que os move, deram-se bem. Contarão aos amigos depois, entre um gole e outro. A tragédia de um é a felicidade do outro, não? Não.

Só existe uma maneira de conter esse comportamento sádico: com Justiça. Agem como ladrões, não importa se a vítima é o morto, a transportadora ou a seguradora. Cometem crime e devem ser punidos.

VÍDEO: Pessoas ignoram corpo de caminhoneiro na BR-470 para saquear carga de cerveja

Continua depois da publicidade

Há precedentes. Em março deste ano, em Minas Gerais, 15 pessoas foram presas por saquear uma carga de cadeiras derrubada no asfalto. A polícia usou câmeras de monitoramento para identificar os ladrões. Veículos estacionados para furtar terminaram apreendidos. A rapina tem que custar caro mesmo.

No Paraná, uma investigação descobriu que moradores de zonas rurais haviam organizado-se para saquear cargas numa zona onde acidentes são comuns. Agiam em coordenação, comunicando-se por um grupo de WhatsApp. Terminaram presos.

Em Santa Catarina, só na BR-470 foram dois casos em dois dias neste fim de ano. Além da cerveja, saqueadores atacaram uma carga de produtos de limpeza que caiu de uma ponte, em Rodeio. O caminhoneiro também morreu no acidente. Há registro dos rostos de vários dos que cometeram os crimes.

Num dos vídeos, em Pouso Redondo, o homem que grava as pessoas empilhando latas de cerveja exclama:

— Parecem uns urubus!

É preciso identificá-los, dar nome e sobrenome. Até em respeito aos urubus.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

Blumenau terá uma filha da terra no Ministério do Esporte quando mais precisará dele

Réveillon em Blumenau prepara operação de guerra contra o lixo na Beira-Rio

Chuvas em SC denunciam precariedade da BR-101 para o verão

Obra da Justiça Federal em Blumenau ganha reforço financeiro