Duas alterações no funcionamento da urna eletrônica nas Eleições 2022 ajudarão a prevenir o voto nulo. Ao menos aquele motivado por erro. O equipamento, apresentado nesta quarta-feira (10) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) durante evento na Furb, em Blumenau, avisa o eleitor de que um número inválido foi digitado antes de confirmar a anulação. Além disso, pela primeira vez os mesários terão condições de acompanhar em qual cargo o eleitor está votando.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
No software a ser adotado em outubro, tanto quem aperta na tecla do voto em branco quanto quem digita um número de candidato inválido visualiza mensagens de aviso antes de confirmar. Assim, a pessoa tem a chance de apertar no botão Corrige e refazer a operação. Caso o voto em branco ou nulo seja intencional, bastará apertar Confirma. Ou seja, quem quiser anular o voto, segue tendo liberdade para isso.
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
Outra alteração importante envolve os mesários. A telinha conectada à urna que fica sobre a mesa da seção exibirá em qual cargo o eleitor está votando. Assim, em caso de dúvida, haverá maior margem para que a equipe da Justiça Eleitoral auxilie a pessoa com dificuldade.
Continua depois da publicidade
Nas Eleições 2022 são cinco escolhas diferentes, pela ordem: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. Com tantos cargos em disputa, é comum eleitores fazerem confusão e digitarem, por exemplo, o número do candidato a presidente no momento em que é a vez do deputado federal.
Conforme o diretor-geral do TRE, Gonsalo Ribeiro, neste ano situações como as observadas em 2018, em que eleitores reclamavam ter digitado o número do candidato, mas a foto não aparecia, poderão ser corrigidas rapidamente com orientação, sem que o sigilo do voto seja posto em risco.
Presidente do TRE
O evento na Furb teve também a participação do presidente do TRE, Leopoldo Augusto Brüggemann. Ele discursou sobre o papel da Justiça Eleitoral nas Eleições 2022 e permaneceu por duas horas, ao lado de Ribeiro, respondendo a questões dos estudantes presentes.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Continua depois da publicidade
Leia também
Obra da Prainha, em Blumenau, alaga de novo e prefeitura decide alterar projeto
Bolsonaro veta devolução do dinheiro investido por SC em rodovias federais
Blumenau muda regras em cemitérios após quase 800 mortes por Covid-19
Debate em Blumenau sobre as Eleições 2022 aborda fake news e democracia