Uma injustiça histórica contra o naturalista Fritz Müller será reparada pela Universidade de Greifswald, na Alemanha, após 174 anos. Nesta terça-feira (10), o Instituto Histórico de Blumenau e a prefeitura receberam a confirmação de que Fritz terá o diploma em Medicina reconhecido pela instituição. A colação de grau póstuma reverte decisão de 1849, quando o então acadêmico recusou-se a mencionar um trecho de cunho religioso do juramento da formatura.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
— A notícia da decisão do reconhecimento é uma reparação histórica a quem tanto contribuiu com a ciência — comemorou o presidente do IHB, Marcos Schroeder.
Ateu convicto, ele pediu formalmente à universidade dispensa da frase em que os novos médicos juravam a deus. Para a época, quando a Europa ainda vivia as consequências da revolução de 1848, o ato tinha também caráter político. Fritz queria, na verdade, provar que não havia liberdade religiosa na Prússia — hoje território alemão.
Veja a reportagem especial dos 200 anos de Fritz Müller
Continua depois da publicidade
Por fim, sem o diploma e perspectiva profissional, o naturalista acabou decidindo emigrar para o Brasil. Instalou-se na então colônia Blumenau, em 1852. Em território catarinense, ele fez descobertas científicas que ajudaram a revolucionar a ciência. Foi um dos principais colaboradores do britânico Charles Darwin na confirmação da Teoria da Seleção Natural das Espécies.
Uma comitiva de Greifswald deve visitar Blumenau em data a confirmar, ainda no primeiro semestre deste ano, para a entrega do título. Segundo o presidente da Secretaria de Cultura e Relações Institucionais, Rodrigo Ramos, a cerimônia deve servir como um encerramento simbólico da programação dos 200 anos de Fritz Müller, iniciada em março de 2022.
Veja o documentário sobre Fritz Müller
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
Como o Exército em Blumenau convenceu bolsonaristas a desmontar acampamento
Pior trecho da BR-470 em Blumenau passa por manutenção
Invasões e quebradeira em Brasília tiveram participação de caravanas de Blumenau
Empresário bolsonarista e governador de SC adotam tons diferentes sobre invasões