O governo do Estado lançou licitação para contratar a empresa que vai supervisionar as obras em 12 dos 15 quilômetros do novo acesso a Blumenau. O passo burocrático renova as esperanças de que as máquinas não vão parar no fim do ano. Ao menos é um motivo para que se acredite nessa possibilidade.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Até agora, as máquinas da empreiteira Cetenco estão trabalhando só nos primeiros três quilômetros do prolongamento da Via Expressa, perto da BR-470. Isso porque, dali em diante, estão pendentes etapas indispensáveis, como projetos, licenças e quem fará a supervisão. Sem falar nos 15 viadutos que ficaram de fora do contrato original e precisam ser licitados à parte.
Pelo cronograma atual, a Cetenco deve entregar os primeiros três quilômetros no fim de 2022, mas o inverno chuvoso pode esticar o prazo até o primeiro semestre do próximo ano. Em paralelo, segue a construção do viaduto da Rua Guilherme Scharf, que está atrasada. Da maneira como as coisas vinham caminhando, o risco de interromper (outra vez) os trabalhos em 2023 era real.
Nesse mar de problemas, o edital da supervisão serve de alento. O pregão eletrônico para escolher a empresa responsável segue aberto até o dia 24 de agosto. Ele prevê um custo máximo de R$ 6 milhões.
Continua depois da publicidade
A coluna questionou a Secretaria de Estado da Infraestrutura sobre as demais pendências do novo acesso, como viadutos, projetos e licenças, mas não recebeu resposta.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Stammtisch de Blumenau tem lotação máxima e regras contra propaganda eleitoral
O momento histórico que marcará o aniversário de Blumenau em 2022
A escolha mais importante que o brasileiro fará nas Eleições 2022
BR-101 em Itajaí tem velocidade média de 10 km/h em horários de pico