Uma ação política coordenada tenta reconstruir pontes de Blumenau com o governo Carlos Moisés (sem partido) neste fim de ano. O movimento começou há pouco mais de uma semana e tornou-se evidente no encontro do governador com o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), terça-feira (16), em Florianópolis. Ainda é pouco para cobrir o abismo entre os dois, mas a turma do “deixa disso” conseguiu ao menos reativar uma pauta importante para a infraestrutura da cidade.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
No centro da reaproximação está o chamado Corredor Norte, reformulação da SC-108, na Itoupava Central, que seria municipalizada. Blumenau está perto de tomar 50 milhões de dólares em empréstimo com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). Mas só poderia executar o plano completo com apoio do governo estadual.
No dia 12, Hildebrandt deslocou-se, debaixo de chuva forte, até a Vila Itoupava para encontrar o secretário de Infraestrutura, Thiago Vieira, de passagem pela cidade. Em paralelo, interlocutores como o advogado Marcos Probst, que trabalha nos tribunais tanto para Moisés quanto para Hildebrandt, estimularam o diálogo. No mesmo contexto, o presidente do Podemos SC, Camilo Martins, atuou para viabilizar a agenda de Moisés com prefeitos do partido.
Mário Hildebrandt comemorou o resultado da entrevista e anunciou que uma nova deve ocorrer em breve. A avaliação, na gestão municipal, é de que Moisés abordou os pedidos com interesse. A postura dele contrasta com recentes demonstrações públicas de desapreço a Hildebrandt.
Continua depois da publicidade
O governador ignorou convite para o jantar na Vila Germânica do qual participaram quatro pré-candidatos ao governo, em outubro. Nem representante mandou. Tem mantido agenda intensa no Vale do Itajaí, anunciando investimentos milionários em cidades como Massaranduba, Pomerode, Indaial, Ascurra, Rio dos Cedros e Timbó. Para Blumenau, sobram farpas sobre projetos que demoram a sair, como as melhorias no Quero-Quero e o Centro de Convenções.
O principal projeto de infraestrutura apresentado a Moisés na terça conjuga interesses do governador que concorrerá à reeleição com os do prefeito em segundo mandato. Juntas, a municipalização da atual SC-108 e a Via Expressa prolongada definem uma nova rota de desenvolvimento, que conectaria Blumenau por pistas duplicadas até a BR-280 e de lá à BR-101.
Antes, contudo, será preciso duplicar a rota política Blumenau-Florianópolis que acaba de ser reaberta.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Duplicação da BR-470 deixa a vida dos pedestres para depois
Acusado de matar engenheiro de Blumenau vai a julgamento em Curitiba
Escadaria do Frohsinn, em Blumenau, vai virar uma “cachoeira de concreto”
Vacinação no Brasil ultrapassa EUA e explica por que a Pfizer insistiu tanto