Todo dia mais de 100 passageiros do transporte coletivo de Blumenau trocam de ônibus sem pagar passagem nova. Prestes a completar um mês em três linhas, o sistema de bilhetagem temporal deve ser ampliado em breve. É uma mudança a se prestar atenção.

Continua depois da publicidade

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

A última terça-feira (26) registrou o maior número de baldeações até aqui: 130. Em média, são 109 por dia. O serviço funciona de segunda a sexta-feira em caráter de teste nas linhas Troncal 11, 508 – República Argentina e 607 – Nova Esperança. A troca deve ser feita sempre na antiga estação de pré-embarque Carlos Gomes, na Avenida Beira-Rio.

O passageiro pode desembarcar e tomar um novo ônibus desde que dentro do período de tempo estabelecido para aquela rota: 30 ou 60 minutos. As opções de novo embarque também são limitadas (veja abaixo). A bilhetagem temporal só funciona com o cartão da Blumob.

O objetivo é tornar o transporte coletivo mais atrativo, reduzindo o custo para quem faz trajetos não atendidos por terminais urbanos, onde já é possível fazer a troca de veículo.

Continua depois da publicidade

Blumenau já teve uma sistema semelhante, mas que permitia trocas entre 80 linhas diferentes, de segunda a sábado. No mês de maior adesão, outubro de 2014, 6.888 trocas foram registradas pelo então Consórcio Siga, média de 255 por dia. É com base nesse comparativo que a Secretaria de Trânsito e Transportes considera animador o resultado atual, com apenas três linhas.

A bilhetagem temporal é o tipo de mudança silenciosa que faz a diferença na vida de quem usa o transporte coletivo. Reduz o tempo de deslocamento, barateia as viagens e amplia as possibilidades de conexão.

Bilhetagem temporal

Troncal 11

Sentido Aterro/Fonte, com integração em até 30 minutos na estação de embarque Carlos Gomes da Avenida Beira-Rio. Pode embarcar nas linhas troncais 30, 31 e 32, sempre no sentido Fonte-Velha.

Linha 508 – Rep. Argentina

Sentido Bairro/Fonte, com integração em até 60 minutos na estação de embarque Carlos Gomes da Avenida Beira-Rio. Pode embarcar nas linhas Troncal 10 – no sentido Garcia/Aterro; Troncal 12 – no sentido Fonte/Aterro; Troncal 15 – no sentido Fonte/Fortaleza; Troncal 30 – no sentido Fonte/Velha; Troncal 31 – no sentido Fonte/Velha; Troncal 32 – no sentido Fonte/Velha; Troncal 80 – no sentido Fonte/Itoupava.

Continua depois da publicidade

Linha 607 – Nova Esperança

Sentido Fortaleza/Fonte, com integração em até 60 minutos na estação de embarque Carlos Gomes da Avenida Beira-Rio. Pode embarcar nas linhas Troncal 10 – no sentido Garcia/Aterro; Troncal 12 – no sentido Fonte/Aterro; além das troncais 30, 31 e 32, sempre no sentido Velha, e Troncal 80 – no sentido Fonte/Itoupava.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Organização do Natal em Blumenau defende orçamento milionário e convoca empresários

Um novo nome para o Complexo Esportivo do Sesi, em Blumenau

Santo de fora faz milagre na Oktoberfest Blumenau

Você lembra desta fonte em Blumenau? Ela vai voltar