O Tribunal de Justiça de Santa Catarina impôs derrotas à prefeitura de Blumenau e ao Consórcio Bluparking em tentativas de destravar a licitação da nova Área Azul. Na segunda-feira (27), o desembargador Sandro José Neis negou dois pedidos de antecipação de tutela em agravos de instrumento. Ou seja, município e empresa vencedora terão de esperar o julgamento do mérito dos recursos. Enquanto isso, o sistema de estacionamento rotativo continua na era dos cartões de papel.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

As duas decisões liminares, do desembargador Sandro José Neis, dão razão à 1ª Vara da Fazenda Pública de Blumenau, que mandou parar a licitação para analisar em profundidade os argumentos da Zona Azul Brasil. A empresa paulista havia sido desclassificada do pregão por, na avaliação da prefeitura, não comprovar experiência prévia com, no mínimo, 750 vagas dotadas de sensores eletrônicos.

O que motiva a discussão é a validade de um atestado emitido pela prefeitura de Gravataí (RS), município onde a empresa havia atuado. O município não o considerou válido. A Zona Azul Brasil questiona a decisão e acusa o município de direcionar a disputa para a concorrente. A empresa desclassificada havia proposto 12 meses de serviço por R$ 5,3 milhões, R$ 300 mil a menos que o Consórcio Bluparking. Ou seja, se fosse habilitada, venceria.

O desembargador afirmou nos despachos que existem indícios de que a Zona Azul Brasil pode ter comprovado capacidade técnica. E considerou prudente a decisão liminar na primeira instância que suspendeu o processo enquanto analisa se a empresa tem razão ou não.

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Correção

Até 10h30min a coluna informou, de maneira equivocada, que a Comissão de Licitação do município havia analisado um recurso no processo de licitação da Área Azul. Na verdade, por se tratar de um pregão, o processo é gerido por pregoeiro, e não pela comissão. A versão acima já está corrigida.

Leia também

Blumenau apresenta nova marca da cidade

Ex-secretário em SC vai participar de debate nos EUA com ministro de Lula

Recurso da Heineken no pregão da Oktoberfest acende sinal amarelo em Blumenau

A origem da crise em Gaspar que derrubou o secretário da Fazenda