Há um clima diferente em Blumenau para as festas de 2022. Três fatores aparentemente não relacionados podem proporcionar um fim de ano com cidade cheia, uma temporada de verão sem debandada para o litoral. Possibilidade que enche de expectativa o comércio e as empresas ligadas ao turismo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
O primeiro dos estímulos ao “fique em casa” versão temporada de verão em Blumenau é o calendário. Não haverá feriadão no Natal e no Ano-Novo. A próxima semana será útil, com bancos abertos e boletos vencendo. Quem dá expediente nesta época voltará ao trabalho na segunda e só poderá pensar em folga outra vez na sexta.
Empresários ouvidos pela coluna avaliam que, mesmo quem for passar alguns dias na praia, fará a rota Blumenau-Litoral com frequência para resolver pendências profissionais. A exceção é o serviço público, que entra em férias coletivas.
O medo de passar horas e horas trancado em congestionamentos é a segunda razão. Ano a ano, mais blumenauenses têm preferido evitar viagens no período de festas. Nas férias, ninguém quer estresse, dizem. Estão mais frequentes relatos de famílias que alugam o imóvel da praia no período de alta, quando as diárias são atrativas, para permanecer em Blumenau.
Continua depois da publicidade
O terceiro motivo são, infelizmente, as chuvas que desde novembro castigam Santa Catarina. Alagamentos e quedas de barreira deixaram as estradas ainda mais imprevisíveis, sem contar os transtornos dentro dos municípios litorâneos, alguns dos mais afetados pelo mau tempo.
Hotéis cheios
O secretário de Turismo, Marcelo Greuel, está curioso sobre os efeitos dessa combinação. E acrescenta: o turista também virá para Blumenau. Na semana passada, a prefeitura teve de garimpar hotel para a dupla sertaneja Marcos e Belutti, que animará a festa da virada. Já há estabelecimentos sem uma vaga sequer para a noite de 31 de dezembro. Segundo Greuel, os hoteleiros têm previsto um cenário de lotação. Com tudo isso, a expectativa é, no mínimo, repetir o público de 80 mil pessoas na Beira-Rio que foi estimado em 2019/2020.
O verão de 2022 pode ser um marco.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
Ação contra Ana Paula e Décio Lima baseada em delações é trancada pelo TRE
Quanto deve custar a Área Azul de Blumenau na versão eletrônica
Defesa Civil de SC é patinho feio do orçamento mesmo com verba dobrada em 2023
Debaixo de chuva, Moisés faz inauguração solitária de viaduto na BR-470