Um treinamento do Exército levará soldados, veículos militares e helicópteros às ruas de Blumenau nesta semana. Desde segunda-feira (12), tropas e equipamentos de outras cidades catarinenses e do Paraná estão chegando para o 5º Exercício de Ajuda Humanitária, um grande simulado de enchentes no Vale do Itajaí. Até sexta-feira (16), Exército, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias, Guarda de Trânsito e Corpo de Bombeiros atuarão como se o Rio Itajaí-Açu estivesse subindo até um pico de 14 metros.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Nesta terça-feira, uma ponte será lançada sobre o Ribeirão Garcia, no Progresso, para simular a necessidade de reposição de uma travessia levada pelas águas. Na quarta, das 14h às 15h30min, militares com botes e um helicóptero do Corpo de Bombeiros simularão o resgate de pessoas ilhadas na Prainha, no Centro.

> E afinal, o que você quer saber sobre Blumenau? Pergunte e o colunista responde.

— É importante frisar que nenhum serviço será interrompido. O treinamento não vai prejudicar de maneira alguma o trabalho cotidiano das instituições envolvidas — explica o oficial de Comunicação Social da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, tenente-coronel Leandro de Souza Rodrigues.

Continua depois da publicidade

Unidades de Blumenau, Porto União, Florianópolis, Criciúma e Curitiba participarão do exercício, que costuma chamar atenção da comunidade pelo deslocamento de veículos militares. Praticamente todo o 23º Batalhão de Infantaria será mobilizado, exatamente como ocorre numa situação de enchente.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.

Leia também

Exército ajuda profissionais de saúde em Blumenau na vacinação contra a Covid-19.

Ritmo da vacinação contra a Covid-19 em SC é insuficiente para cumprir o calendário

Surfe na Olimpíada de Tóquio terá representante de Santa Catarina

Como e quando vai funcionar a faixa reversível da General Osório, em Blumenau