Madrugadas frias como a desta segunda-feira (13) em Blumenau costumam gerar questionamentos de quem vê no termômetro ou no telefone celular temperaturas mínimas diferentes da medição oficial do Alertablu. Nesta manhã, enquanto a mínima oficial divulgada foi de 12 ºC, blumenauenses disseram ter visualizado termômetros marcando 7 ºC e até 6 ºC. O motivo principal, explica a meteorologista Tatiane Martins, é o ponto onde cada medição ocorre.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Testes feitos pelo órgão municipal no inverno de 2021 verificaram diferença de até 11 graus Celsius entre a estação do Parque Ramiro Ruediger, que fornece as informações consideradas oficiais, e o alto do Morro do Cachorro, na Itoupava Central, por exemplo. Durante o inverno de 2021, o Alertablu subiu até o alto do morro e mediu a temperatura usando termômetros profissionais.
Em julho passado, experimento semelhante foi feito na Nova Rússia e indicou uma diferença de cinco graus Celsius na comparação com o Ramiro. No dia 30 daquele mês, o termômetro na área central marcou 4,2 ºC às 6h45min. Na Nova Rússia, a dois metros do solo, outro equipamento marcou -1 ºC.
Altitude, características do relevo e presença de vegetação ou de construções, entre outros aspectos, influenciam na temperatura aferida. Localidades situadas em áreas de baixada cercadas de morros, como na Nova Rússia, Progresso, Vila Itoupava e partes da Velha e do Garcia, tendem a registrar temperaturas menores em noites de céu claro e pouco vento.
Continua depois da publicidade
Para fins de registro histórico, entretanto, vale a estação do Parque Ramiro Ruediger, único termômetro fixo mantido pelo Alertablu na cidade.
Temperatura no celular
Tatiane Martins também alerta sobre a natureza da informação sobre temperaturas indicada em telefones celulares. Serviços online usam dados de modelos internacionais, e não a temperatura medida pelo aparelho onde a pessoa está.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.