Veio abaixo o teto de um casarão construído em 1905 às margens da rodovia Doutor Pedro Zimmermann, na Itoupava Central, em Blumenau. O imóvel desocupado está em processo de tombamento como patrimônio histórico municipal desde 2011, mas deteriorou-se pela ação do tempo e falta de manutenção. A prefeitura notificou os proprietários sobre a necessidade de restauração.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
A casa, vizinha ao campo do Clube Atlético Itoupava, abrigava estabelecimentos comerciais nos últimos anos. Até o fim de 2021 havia um chaveiro funcionando no local.
A cobertura caiu na semana passada. Conforme um laudo da Defesa Civil, a parte do telhado que não caiu está comprometida por cupins e decomposição da madeira. As paredes de tijolos têm rachaduras e desníveis. Novas partes da construção podem cair a qualquer momento.

A família dona do imóvel está avaliando o que fazer. A principal preocupação é com o risco de novos desabamentos e a segurança dos pedestres que passam em frente. Como o casarão estava em inventário até pouco tempo atrás, os descendentes dizem ter sido pegos de surpresa com o desabamento.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Vereador de Blumenau quer proibir a abertura do comércio aos domingos
Hospital de Blumenau tem mudança na gestão
Empresas de Blumenau descobrem 1% dos casos de Covid-19 na cidade
Sem critério, parlamentares de SC distribuem “Pix” para prefeituras; veja valores