Os taxistas de Blumenau terão novas regras para a substituição dos carros que já ultrapassaram a vida útil legal. A idade máxima dos novos veículos cadastrados no sistema será elevada de três para cinco anos caso a Câmara de Vereadores aprove um projeto de lei do Executivo enviado nesta terça-feira (12). O tempo máximo de uso dos automóveis, de oito anos, não muda.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Essa medida é uma reivindicação da classe na tentativa de reduzir a pressão sobre os custos do serviço, principalmente para os profissionais em dificuldades financeiras. Na semana passada, o município já havia simplificado regras de identificação dos táxis com o mesmo objetivo. Em janeiro, o poder público havia concedido o primeiro reajuste de tarifas dos táxis de Blumenau em seis anos.

Se a nova regra entrar em vigor, quando o carro chegar ao tempo máximo de uso, o taxista que não estiver em condições de substituir por um novo poderá comprar um usado com até cinco anos de fabricação. A alternativa pretende evitar que mais profissionais deixem o serviço.

Entre os aplicativos de transporte mais populares, a idade máxima dos veículos é um pouco superior à dos táxis. A 99 exige carros com menos de nove anos de fabricação. A Uber, 10 anos.

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Dengue em Blumenau mobiliza Saúde do Estado

Promotor de Blumenau rejeita denúncias sobre vacinação obrigatória contra a Covid-19

Aeroporto de Blumenau recebe autorização para cercamento

Câmara de Blumenau passa a contar com três mulheres e uma nova pauta