As eleições para a reitoria da Furb, em Blumenau, estão resolvidas por antecipação. Só a chapa da atual reitora, Marcia Sardá Espíndola, inscreveu-se para o pleito, marcado para 4 outubro. Em 2018, ela foi a primeira mulher eleita para o cargo e agora tem direito a uma reeleição.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Mas haverá ao menos uma mudança importante na gestão da Furb. O vice-reitor será o professor do curso de Fisioterapia, Marcus Vinícius de Moraes, e não mais João Gurgel, da Odontologia, que acompanha Marcia no primeiro mandato, mas está prestes a aposentar-se.

As eleições na Furb costumam ser quentes. Quatro anos atrás, Marcia venceu uma disputa contra outros três candidatos. A última votação sem disputa havia sido em 2014, na reeleição de João Natel. Antes disso, o histórico é de disputas que mobilizam a comunidade acadêmica.

Com uma articulação interna estável, bom relacionamento com lideranças políticas em Blumenau, Florianópolis e Brasília, e o processo de federalização novamente ativo, Marcia dificultou o surgimento de uma chapa oposicionista viável. Por outro lado, dentro da universidade também há avaliação de que os desafios financeiros da Furb, em especial o passivo com aposentadorias, tornaram o cargo menos atrativo nos últimos anos.

Continua depois da publicidade

Apesar da chapa única, haverá votação na Furb. A comunidade acadêmica deverá referendar a reeleição no dia 4, das 8h às 22h.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Blumenau quer evitar que crianças circulem com dinheiro nos ônibus

A 30 dias da Oktoberfest Blumenau, montagem colore a Vila e impacta o trânsito

Reta final do governo Hildebrandt em Blumenau será irrigada por empréstimos

Governo vai comprar 69 imóveis à beira da BR-470 até novembro