Um símbolo nazista foi pichado numa placa indicativa da Igreja Anglicana Bom Jesus, em Pomerode, na madrugada de segunda-feira (18). A cruz suástica apareceu no letreiro, instalado no bairro Testo Alto, e na placa de uma pousada que fica na mesma rua. Uma terceira placa, de uma casa enxaimel vizinha, também foi vandalizada com desenhos obscenos. As imagens foram levadas à Polícia Civil para abertura de um boletim de ocorrência.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

A Igreja Episcopal Anglicana está no Brasil há 133 anos, mas o templo de Pomerode é recente, foi consagrado em outubro de 2021. A denominação cristã ordena mulheres como sacerdotisas e promove casamentos de pessoas homoafetivas. O ministro da comunidade Bom Jesus, Lucas Schumacher, suspeita que a agressão tenha relação com o caráter inclusivo da igreja.

— São pequenos símbolos que, com um tempo, vão se espalhando em ações e ameaças. A gente sabe o fim disso — lamenta.

Conforme o ministro, cerca de 60 pessoas integram a comunidade, metade delas de casais homoafetivos. A igreja fica numa localidade rural a cerca de 15 quilômetros do Centro de Pomerode. As placas vandalizadas foram retiradas.

Continua depois da publicidade

— Como igreja, nós repudiamos a ideologia nazista e exigimos que haja uma averiguação. Para nós, cada vida é importante. A igreja tem que promover a vida, e a vida digna, segura — afirmou.

Até a Páscoa, as portas da igreja vinham sendo mantidas abertas para acolher os visitantes da Osterfest, em Pomerode. Agora, por segurança, as portas da igreja permanecerão fechadas durante o período em que não estão ocorrendo celebrações.

O caso será investigado pela Polícia Civil de Pomerode. Schumacher contou ter recebido contatos de apoio da prefeitura do município e das igrejas cristãs que compõem o Núcleo Ecumênico de Blumenau.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Por que a Páscoa de Blumenau é mais cara do que a de Pomerode

Duplicação da BR-470 tem outro viaduto liberado ao trânsito

Blumenau vai ampliar pontes em duas ruas de tráfego intenso

A principal praça pública de Blumenau é uma rua