Os servidores municipais de Blumenau com ingresso cortesia deverão acessar a Oktoberfest por duas catracas exclusivas. Essa é uma das medidas para aumentar o controle sobre as gratuidades na festa, depois que o Ministério Público passou a questionar a distribuição de bilhetes ao funcionalismo. Outra alteração é a identificação dos números dos ingressos entregues a cada pessoa.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Cada um dos dois portões principais da Oktoberfest terá catraca destinada à entrada com cortesia. Segundo o diretor-geral da Vila Germânica, Guilherme Guenther, a separação é para facilitar o controle sobre o uso dos bilhetes.
Mais de 81 mil ingressos foram entregues aos servidores na Oktoberfest de 2019, cifra que deve se repetir neste ano. Conforme lei municipal, cada trabalhador tem direito a seis entradas. A organização limita a gratuidade aos dias de menor movimento (terças, quartas, quintas e domingos, com exceção do dia 11, véspera de feriado). Porém, a organização não tem certeza sobre o percentual de bilhetes realmente usados.
A partir desta edição, no momento da entrega dos ingressos, o servidor assina uma lista com a numeração dos seis bilhetes recebidos. O objetivo é evitar que as cortesias sejam vendidas na internet, o que já ocorreu no passado. A distribuição ao funcionalismo já começou.
Continua depois da publicidade
> Saiba tudo sobre a Oktoberfest Blumenau 2022
Na semana passada, o Ministério Público pediu à Justiça que as gratuidades fossem suspensas alegando falta de controle, afronta à Lei de Responsabilidade Fiscal e inconstitucionalidade no privilégio a uma parcela da população. Na terça-feira (20), o juiz Raphael de Oliveira e Silva Borges concedeu 72 horas para a prefeitura contestar as alegações — o prazo começa a contar a partir da notificação.
O caso deve ser decidido, ao menos em caráter liminar, nos próximos dias.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Vídeo explica tudo sobre a Oktoberfest 2022
Leia também
As chances de Blumenau na eleição para o governo em 2022
Oktoberfest de Munique planeja impor credenciamento para uso da marca
Bairro de Blumenau visado por construtoras atrai atenção de rede de supermercados
Oktoberfest Blumenau cogita mudança radical de formato inspirada em Munique