A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Blumenau recebeu de servidores reivindicação para que sejam implementados procedimentos e um canal de denúncias sobre assédio. A Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) pretende adequar o Legislativo a uma lei federal que entrou em vigor em setembro do ano passado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Conforme a nova legislação, ambientes de trabalho com Cipa devem, até março de 2023, manter e disseminar entre os colaboradores políticas contra assédio moral, assédio sexual e violência contra a mulher. Devem existir regras de conduta expressas, ações de orientação e procedimentos para receber queixas, garantindo o anonimato de quem denuncia.

O ofício da Cipa foi encaminhado à Procuradoria da Câmara, que deve estudar a melhor maneira de aplicar a lei federal dentro do prazo estabelecido. O setor jurídico vai avaliar se a Ouvidoria do Legislativo, que também recebe denúncias internas, e a Procuradoria da Mulher já não atendem, ao menos em parte, o que está sendo exigido.

A Câmara de Blumenau retomará as sessões ordinárias na quinta-feira (2).

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Mulheres contam em vídeo o que deixam de fazer por medo

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/gB6-rFFP3kY" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen></iframe>

Leia também

Jorginho Mello convidou ex-adversário para a Segurança, mas ouviu “não”

Acesso ao Centro de Blumenau vai ganhar sinaleira para reduzir filas

Presidente da Associação Empresarial de Blumenau desiste da reeleição

O que Jorginho Mello disse a Haddad e Alckmin sobre a federalização da Furb