Conhecido empresário de Blumenau arregaçou as mangas e resolveu plantar 70 ipês-amarelos num ponto da cidade bonito por natureza. Conseguiu as sementes, cultivou as mudas e contratou um jardineiro para espalhar as arvorezinhas no espaço público seguindo orientações técnicas para evitar que venham a atrapalhar no futuro.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região pelo Whatsapp. Entre no grupo do Santa.
O jardineiro volta ao local regularmente para tomar conta dos ipês, que estão crescendo bem. O empresário espera transformar o lugar, em alguns anos, numa alameda amarelada. Mas mantém tudo em segredo por receio de que alguém com ojeriza a árvores resolva estragar tudo.
Nas últimas semanas, cortes de árvores na região central de Blumenau, com autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), provocaram debate sobre arborização. Foram retiradas plantas que faziam sombra na Rua Curt Hering, por solicitação de proprietários de imóveis. Na Beira-Rio, o próprio município removeu árvores para abrir uma nova pista ao trânsito.
No fim de 2020, foi a Rua 7 de Setembro que ficou menos verde. O empresário que solicitou o corte alegou que quatro árvores estavam doentes e corriam o risco de cair.
Continua depois da publicidade
Parece haver interesse da sociedade em discutir e promover a arborização urbana. É uma excelente oportunidade para que alguém lidere um pacto municipal por mais sombra e estimule os blumenauenses a plantar (e manter) árvores. Sem a necessidade de fazer segredo.