O Secretário de Promoção da Saúde de Blumenau, Winnetou Krambeck, teve de ser internado na noite desta segunda-feira (22). Ele será submetido a uma cirurgia de urgência, na manhã de terça, para a retirada de pedras na vesícula. O procedimento é considerado simples, mas deve ser feito o quanto antes para não gerar complicações sérias à saúde do paciente.

Continua depois da publicidade

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.​

Presença frequente nas lives do coronavírus da prefeitura de Blumenau, Krambeck havia reclamado de dores já na sexta-feira, segundo assessores. Em casos como o dele, a cirurgia é indicada para evitar que o quadro evolua para pancreatite ou mesmo uma infecção no fígado. Ainda não há previsão de quando ele poderá retornar às atividades.

Cirurgias eletivas estão suspensas em Blumenau devido à pandemia de coronavírus, exceto as chamadas “tempo sensíveis”. Ou seja, aquelas em que o paciente pode ter sérios prejuízos à saúde se não receber o atendimento de imediato.

Segundo comunicado da prefeitura, as ações administrativas da Secretaria de Saúde serão coordenadas pelo diretor-geral da pasta, Oscar Rautenberg. O enfrentamento à pandemia segue sob coordenação da vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar e do prefeito Mário Hildebrandt.

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.​