Mais 20 quilômetros de faixas destinadas ao trânsito de bicicletas devem ser entregues aos ciclistas de Blumenau até o fim do ano, prevê a prefeitura de Blumenau. São trechos longos de vias hoje desatendidas, como 2 de Setembro, Missões, Engenheiro Udo Deeke e Bahia. Também há obras previstas em várias ruas do bairro Itoupavazinha e na Rua Itajaí, no Vorstadt.
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Há três pacotes de obras em licitação. O primeiro, aguardado há anos e que tem os processos mais avançados, envolve a região Norte. Serão quatro quilômetros na Rua Gustavo Zimmermann, na Itoupava Central, ligando o trecho já existente com a Guilherme Scharf, no Fidélis. Também há editais para vias como Frederico Jensen, Jacob Ineichen e Ari Barroso, na Itoupavazinha.
O segundo pacote envolve passeios e ciclovias na Rua Itajaí, da Rua XV até o Sesi, na faixa oposta ao rio — do outro lado as obras já foram concluídas. A Rua Bahia terá faixas para ciclistas entre a Ponte do Salto e a Praça dos Músicos e, na Rua Engenheiro Udo Deeke, no Salto do Norte, a via para bicicletas vai estender-se da BR-470 até o Terminal do Aterro. Essas três licitações foram lançadas na semana passada.
O último, ainda em gestação na Secretaria de Planejamento urbano, compreende seis quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e passeios compartilhados passando pelas ruas 2 de Setembro, Missões e Avenida Brasil, conectando a Itoupava Norte à Ponta Aguda.
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A maior parte das obras é financiada por um contrato federal de 2013, ainda do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Segundo o diretor de Mobilidade Urbana do município, Paulo Sérgio da Costa Junior, as novas vias servirão para conectar trechos fragmentados.
— O financiamento com o PAC veio para fazer ligações, para tentar conectar a malha. Além disso, a gente tem que correr atrás da requalificação do que já existe, da pista, da calçada, para atrair as pessoas — analisa.
Com os novos trechos, Blumenau atingirá quase 133 quilômetros de trajetos para ciclistas, apenas dois abaixo da meta que o Plano Municipal de Mobilidade prevê para 2025. Destes, 80 quilômetros são de ciclofaixas, 27 de passeios compartilhados e 26 de ciclovias, aquelas separadas da pista de carros por barreiras físicas.
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