Serão liberados nesta semana ao trânsito 12 quilômetros da nova pista em concreto da BR-163, no Oeste de Santa Catarina. A rodovia, considerada a pior do país por um estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), tem tráfego intenso de veículos pesados.

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No sistema adotado na BR-163, uma camada de 23 centímetros de concreto é aplicada sobre o asfalto antigo, numa técnica chamada de whitetopping. Desde a semana passada, o concreto passa por lavação e está recebendo a pintura das faixas de sinalização. A meta do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é concluir o trabalho até quarta-feira (28) no trecho contínuo entre o Km 98, em São José do Cedro, e o Km 110, em Guarujá do Sul. Mas vai depender das condições do tempo.

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Segundo informou o superintendente do DNIT, Alysson de Andrade, à Câmara de Transportes e Logística da Fiesc, na semana passada, só em 2022 foram investidos R$ 60 milhões na BR-163, incluindo recursos do convênio com o governo estadual. Até o fim do ano, a expectativa é ter mais cinco quilômetros de pista concretada liberada.

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Ao todo, as melhorias na BR-163 envolvem 45,6 quilômetros de obras.

Até o fim do ano, DNIT pretende liberar mais cinco quilômetros
Até o fim do ano, DNIT pretende liberar mais cinco quilômetros (Foto: DNIT, Divulgação)

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