Era uma vez… Um grupo de 12 restaurantes que elaborou um cardápio inspirado nos contos dos Irmãos Grimm. O exótico menu será servido no Festival Gastronômico de Pomerode, de 6 a 23 de julho. As criações, algumas bastante literais, brincam com as histórias populares europeias registradas no século 19 e que mais tarde tornaram-se universais.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

O Festival Gastronômico é um dos principais eventos turísticos de Pomerode. Todos os anos, cada estabelecimento participante precisa criar um prato temático, que geralmente tem relação com a Alemanha ou a imigração alemã no Brasil. Desta vez, a organização escolheu os Contos de Grimm.

Estão na lista histórias como Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Os Músicos de Bremen e João e Maria. Alguns contos estão à vista, materializados na comida. Outros são mais sutis e vão provocar o público a conhecer melhor as antigas fábulas.

Nesta terça-feira (27), os pratos temáticos serão apresentados num evento de lançamento. A coluna antecipa as novidades abaixo, com a descrição de cada receita. Além delas, o cardápio do festival tem cerca de 100 opções para todos os gostos, incluindo alternativas para quem tem restrições alimentares.

Continua depois da publicidade

Os ingressos do Festival Gastronômico de Pomerode custarão R$ 10. Moradores da cidade não pagam de segunda a quarta-feira.

Cardápio do Festival de Pomerode

O Alfaiate Valente (Bayern Grill): Pancetta suína, purê de batata, legumes e molho de frutas
Chapeuzinho Vermelho (Biergarten Pomerânia): Mix de salsichas e linguiça suína, molho de cerveja Braunbier, guarnecido por bretzel, chucrute, mostarda e raiz forte
Os Músicos de Bremen (Bierwein): Purê de batata-doce-roxa, Schnitzel empanado na farinha panko, chucrute e linguiça Blumenau moída.
Cinderela (Bistrô D’Ccília): Chocolate amargo, recheado com aveludado creme belga e frutas vermelhas.
Branca de Neve (Funiculi Funiculá): Rocambole de carne bovina recheado com queijo, guarnecido com molho sugo italiano, servido com purê de batata
Rapunzel (Mon Cherri): Trança de frango temperada ao curry e grelhada, acompanhada de massa caseira ao molho de abacaxi e pimentão vermelho
Dona Flocos de Neve (Quintal Toillier): Filé mignon ao molho aromático de funghi, spaguetti ao pesto, parmesão crocante e um toque de ouro comestível.
A Princesa e o Sapo (Schornstein Kneipe): Tradicional Semmelknödel, com uma camada de ouro comestível. Acompanha Goulasch e um sapinho de massa.
Rei Barba de Melro (Seo Boteco): Camarões pistola crocantes envoltos em bacon, com risoto de abóbora e parmesão.
O Gato de Botas (Spaztle): Costelas suínas premium ao molho Barbecue, batatas sautée e cenouras na manteiga.
João e Maria (Torten Paradies): Petit gâteau com chocolate meio amargo, servido com sorvete artesanal italiano sabor baunilha e calda de chocolate quente
Rumpelstilstkin (WOX Food): Coxinhas da asa temperadas, linguiça calabresa fininha acebolada na cachaça, cubos de queijo colonial, batata rústica e crispy dourado de cebola. Acompanham molhos e uma dose de cachaça.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

Engenheiro de Blumenau “com alma de professor” ensina a fazer brinquedos on-line

Quanto custaria para Blumenau oferecer ônibus de graça à população

Monumento a Lula em Blumenau segue oculto e vira assunto ingrato

Quando o DNIT espera terminar a duplicação da BR-470, a “bola da vez” das obras em SC