A reforma que o governo do Estado planeja executar na rodovia entre Blumenau e Pomerode inclui a construção de até 5 quilômetros de terceira faixa e ciclovias em toda a extensão. Nesta semana, a Secretaria de Infraestrutura lançou edital de licitação para contratar os estudos necessários e o projeto executivo da futura obra. São 19,7 quilômetros de SC-421 desde a BR-470 até a rotatória de acesso ao município vizinho.

Continua depois da publicidade

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

É a empresa vencedora que deverá indicar onde há necessidade de implantação de terceira faixa para o trânsito fluir melhor. Pela retenção em horários de pico, o trecho próximo à BR-470 deve estar entre os favoritos — a exemplo do que ocorreu na Jorge Lacerda, em Itajaí.

De acordo com o edital, por tratar-se de um trecho urbano, o projeto deve incluir calçadas, faixa para ciclistas, soluções para os acessos a vias municipais e uma passarela para pedestres na Escola Olavo Bilac, já em Pomerode.

Assim como a SC-108, na Itoupava Central, a SC-421 tem intenso movimento de pedestres e ciclistas no acostamento, além de veículos entrando e saindo de ruas transversais e estabelecimentos comerciais. Com um adicional: é muito procurada por ciclistas a lazer ou esporte, especialmente nos fins de semana.

Continua depois da publicidade

As interessadas deverão apresentar proposta até o dia 13 de julho. Os projetos devem ficar prontos em um ano. Depois, será necessário contratar a obra propriamente dita. Ou seja, máquinas na pista mesmo, é provável que só em 2024.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Furb aprova fim do Ceops e cede alerta de cheias em Blumenau à prefeitura

Comércio de Blumenau reage à ideia de fechar aos domingos: “Absurdo, maluquice, lamentável”

Telhado de casarão histórico em Blumenau vem abaixo

Presidente do Fórum Parlamentar de SC defende “Pix” para prefeituras