Principal área de lazer de Blumenau, o Parque Ramiro Ruediger tem moradores fixos. Aves e peixes mantidos pelo município compõem a paisagem da área pública, mas também chamam atenção de moradores preocupados com a saúde dos bichos. Nesta semana, num curioso ofício, a Secretaria de Turismo e Lazer explicou a situação dos animais, tranquilizando quem vê risco na convivência deles com os frequentadores do parque.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

O questionamento formal ao poder público havia sido apresentado pelo vereador Adriano Pereira (PT). Mas a dúvida é comum entre leitores da coluna e ouvintes do Cafezão que participam do quadro E Afinal? Para participar, é só enviar uma pergunta sobre o cotidiano de Blumenau. O colunista vai atrás das respostas.

Conforme a secretaria, os funcionários responsáveis pela manutenção do Ramiro Ruediger também cuidam dos animais, que recebem ração e monitoramento. No caso dos peixes, a própria população ajuda a alimentá-los, jogando pão para que venham à superfície. Segundo o município, a água do lago é verificada periodicamente. A última testagem, em agosto, apontou “perfeitas condições de oxigenação, coloração e qualidade para a permanência dos peixes”.

Quanto aos patos, o município relata que sobraram apenas dois no parque. Um terceiro, “envelhecido”, morreu recentemente. A população de aves do Ramiro já foi bem maior. Há cerca de 10 anos, havia mais de uma dezena — parte foi embora com a enchente de 2011.

Continua depois da publicidade

O maior parque de Blumenau também recebe animais domésticos, como cães e gatos. Mas estes só com coleira — e sob a responsabilidade de quem os levar.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.

Leia também

Blumenau reabre diálogo com Celesc e desiste de nova lei sobre postes

Obras na Alameda Rio Branco voltarão a interferir no trânsito de Blumenau

Bancada de SC cobra contrapartida do governo Bolsonaro aos R$ 465 milhões das rodovias

Quando e como os R$ 465 milhões de SC chegarão às rodovias federais