O queijo Vale do Testo, produzido pela Pomerode Alimentos, conquistou lugar entre os melhores do mundo no World Cheese Awards, uma espécie de Oscar do setor. O produto recebeu medalha de ouro na competição, promovida em Oviedo, na Espanha, e que teve 4 mil inscritos. O resultado foi anunciado nesta segunda-feira (8). Só mais um queijo brasileiro, de Minas Gerais, obteve o mesmo reconhecimento.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
O Vale do Testo, da marca Vermont, é um queijo semiduro maturado e lavado periodicamente durante seis meses na fábrica em Pomerode, no Vale do Itajaí. Com sabor que lembra amêndoas, caldo de carne e defumados, ele pode ser servido em tábuas de frios ou derretido em pratos com massas. O nome faz referência ao rio que corta o município. A premiação veio menos de dois anos após o lançamento da receita.
A Pomerode Alimentos é herdeira da tradição queijeira da indústria Weege, fundada há 120 anos. Em 2013, quando chamava-se Latícinios Pomerode, foi adquirida pela família Mendes, fundadora da cervejaria Eisenbahn. Além das famosas bisnagas de queijo fundido, os novos proprietários criaram a marca Vermont, de queijos finos.
— Assim como cerveja, queijo é um negócio milenar na Europa. O Brasil só recentemente começou a dar importância maior a variedade, estilos diferentes e modos de fazer. Está todo mundo aprendendo. É uma premiação fruto da dedicação e do esforço que a gente tem — comemora o empresário Juliano Mendes.
Continua depois da publicidade
Burocracia
Foi a primeira participação da Pomerode Alimentos em concursos internacionais. A estreia não foi sem emoção. Os queijos brasileiros participantes da premiação enfrentaram barreiras burocráticas do Minisério da Agricultura no Brasil para serem embarcados e também das autoridades espanholas. As amostras chegaram em cima da hora, mas puderam ser avaliadas a tempo.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Empreiteira desiste de construir viaduto em Blumenau e obras vão atrasar
Artistas transformam cooperativa de reciclagem em Blumenau
Trânsito de Blumenau ganha um veículo a cada pessoa que desiste dos ônibus
Blumenau planta 60 mil flores em canteiros por mês; que tal o mesmo carinho com as árvores?