As chuvas da última semana provocaram quedas de barreira no Morro do Gato, em Blumenau, que liga a Velha ao Garcia. Desde agosto do ano passado, máquinas da prefeitura trabalham no local para reabrir a estrada de terra, interditada há 12 anos justamente devido a deslizamentos. Embora a obra esteja inacabada, carros — a maioria com tração nas quatro rodas — já passam pelo local.
Continua depois da publicidade
> Clique aqui para receber notícias de Blumenau e região pelo Whatsapp.
> Forte chuva destrói casas, empresas e ruas em Guabiruba
Árvores caíram em diversos pontos da via. Os maiores escorregamentos ocorreram no lado do Garcia, próximo ao Zendron. Ciclistas que passaram pelo morro no fim de semana registraram imagens do local. No lado da Velha, também houve pequenas quedas de barreira.
Vídeo feito por ciclistas mostra quedas de barreira no Morro do Gato, em Blumenau, que liga a Velha ao Garcia. A prefeitura está reabrindo a estrada, que ficou interditada por 12 anos devido a deslizamentos. A obra está parada por causa do mau tempo. pic.twitter.com/CfL4zlLHzo
— Santa (@santacombr) January 25, 2021Continua depois da publicidade
Segundo o município, o trânsito de veículos não está liberado. Porém, não há bloqueio aos que se arriscam pela via sinuosa. Mesmo com deslizamentos ocupando parte da pista, veículos passaram pelo morro durante o fim de semana.
> Por que o Morro do Gato nunca será a sonhada ligação Velha-Garcia.

As obras
A obra de reabertura do Morro do Gato está ainda na fase de limpeza, retirada de barro e vegetação. Segundo a assessoria da Secretaria de Serviços Urbanos, o trabalho parou por causa da chuva e será retomado assim que o tempo permitir. Ainda não foi feita uma avaliação dos deslizamentos dos últimos dias.
Quando for concluída a fase de limpeza, a Secretaria de Obras deverá executar contenções e melhorias na pista, principalmente no lado do Zendron. Antes do início das obras, a prefeitura estimava em cerca de R$ 2 milhões o custo para reabrir a estrada.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.