A ideia de uma rodovia paralela à BR-470, ligando a BR-101 até Rio do Sul, é mais um dos projetos encampados pelo governo de Santa Catarina que foram para a gaveta após a troca de gestão no Estado em 2023. A elaboração de estudos de viabilidade, contratada no ano passado, empacou. O trabalho não foi iniciado e a verba empenhada no orçamento de 2023 para os pagamentos acabou cancelada.

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Pelo que havia sido encomendado no governo Carlos Moisés (Republicanos), a futura estrada teria de cruzar a SC-108, que conecta a BR-101 até Brusque. A partir dali, subiria o Vale entre os limites sul de Blumenau, Gaspar e Indaial e o Parque Nacional da Serra do Itajaí. Depois, continuaria paralela à BR-470 até o limite de Lontras com Rio do Sul, onde encontraria definitivamente a rodovia federal.

A Iguatemi venceu a licitação para fazer os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental ao custo de R$ 780 mil. O trabalho entregaria opções de traçado para a nova estrada, que poderia aproveitar trechos já existentes de vias estaduais e municipais.

Havia R$ 200 mil empenhados no orçamento de 2023 para o chamado Corredor Rodoviário do Vale do Itajaí, mas eles terminaram cancelados. Nenhum pagamento foi feito no governo de Jorginho Mello (PL).

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A Secretaria de Estado da Infraestrutura não respondeu aos questionamentos da coluna sobre os planos da nova gestão para a futura estrada rumo ao Alto Vale.

Corredor Litorâneo

Também foi para a gaveta o projeto do Corredor Litorâneo Norte, que seria paralelo à BR-101 entre Joinville e Biguaçu. Neste caso, o governo já havia lançado licitação para contratar os projetos executivos, um passo adiante em relação ao corredor do Vale. Empresas foram escolhidas para projetar os quatro lotes da empreitada, mas desde então o processo parou. Em fevereiro, o colega Jefferson Saavedera noticiou que o núcleo do governo Jorginho decidiria se o projeto seguiria adiante.

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