Cerca de R$ 1,5 milhão serão investidos para instalar aparelhos de ar-condicionado nos 21 ônibus que atendem a linha Troncal 10 em Blumenau. Os primeiros veículos devem começar a circular em janeiro, num projeto piloto para testar a reação dos usuários. É um desejo antigo manifestado em debates sobre o transporte coletivo e que o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) faz questão de atender.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Além dos equipamentos de climatização, haverá custos extras com manutenção e, principalmente, combustível. Segundo o secretário de Trânsito e Transportes, Alexandro Fernandes, não há cálculos muito precisos sobre o impacto nas contas do transporte público. Ele espera um aumento no consumo dos veículos entre 12% e 15%, mas não se arrisca a cravar.

Segundo Fernandes, o desempenho dos veículos depende muito do clima de cada cidade, das características dos trajetos percorridos e do comportamento dos usuários. Ou seja, exemplos de outros municípios brasileiros podem não ser muito úteis para comparação.

Como o ar-condicionado vai estrear em caráter de teste, ainda restam muitas dúvidas sobre como vai funcionar. Será possível abrir as janelas? O motorista poderá desligar o sistema em dias frios? E se houver uma nova onda de Covid-19? Tudo isso será avaliado, literalmente, com os ônibus andando.

Continua depois da publicidade

Quanto deve custar a Área Azul de Blumenau na versão eletrônica

O que já está decidido é a origem dos recursos para bancar a novidade. Eles virão do subsídio pago pela prefeitura à Blumob de modo a segurar o valor da tarifa. Blumenau também contará, até setembro de 2023, com o auxílio federal de R$ 4,2 milhões a título de indenização pela gratuidade concedida oas idosos.

Quanto ao potencial de atrair mais blumenauenses para o transporte coletivo, a administração municipal é cautelosa. Antes de ampliar o número de passageiros, o primeiro objetivo é manter o contingente entre 75 mil e 80 mil por dia, volume que vem sendo observado neste segundo semestre do ano.

Os administradores do sistema são céticos quanto a retomar o patamar de 100 mil usuários por dia, registrado antes da pandemia. O cenário agora é outro, avaliam.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

Decreto em SC delimita 1,5 mil quilômetros de corredor ecológico em 46 cidades

Dinheiro já investido por SC em rodovias não será devolvido pelo governo federal

Quais rodovias de SC serão prioridade do governo federal em 2023

Três razões para esperar uma Blumenau cheia nas festas de 2022