Estudantes da Furb receberam, em 2022, um total de R$ 947 mil em bolsas universitárias da prefeitura de Blumenau. Todos os 101 acadêmicos beneficiados com o custeio total ou parcial das mensalidades estão ligados a programas municipais, a maioria oferecidos pela Pró-Família. Os dados foram fornecidos pela Secretaria de Administração à Câmara após solicitação da vereadora Cristiane Loureiro (Podemos), que pretende averiguar os critérios de concessão das bolsas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Pela lei municipal que regulamenta o tema, o estudante beneficiado precisa ser atendido na Pró-Família há mais de três anos, ou há um ano pela Secretaria do Desenvolvimento Social em programas de abrigo ou acolhimento. Há outras portas de entrada, mas o foco são as famílias de baixa renda em Blumenau. O estudante não pode ter renda mensal superior a dois salários mínimos.

Caso o governo estadual implemente de fato o programa Faculdade Gratuita, previsto para o segundo semestre, esse dinheiro investido nas bolsas municipais pode acabar ficando no caixa da prefeitura. Vai depender das regras e da amplitude da novidade proposta pelo governador Jorginho Mello (PL) durante a campanha eleitoral.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Continua depois da publicidade

Leia também

A única maneira de resgatar o Carnaval de rua em Blumenau

Blumenau é vigilante com gastos dos vereadores, mas alivia para os da prefeitura

As obras da região de Blumenau ameaçadas por verbas represadas pelo Estado

Vereadores de Blumenau notaram que preço do 13º poderia ser a reeleição em 2024