Petistas de Santa Catarina têm agido nos últimos dias para demarcar território na campanha pela Furb Federal. O deputado federal Pedro Uczai (PT) apresentou na segunda-feira (12) projeto de lei à Câmara propondo a criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí (UFVI). Desde 2021 tramita no Senado outra proposta, muito semelhante, cujo autor é o atual governador Jorginho Mello (PL). A redundância indica uma tentativa de escantear Jorginho do tema.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Como senador, ele havia resgatado a bandeira da federalização da Furb, que estava adormecida desde o governo Dilma Rousseff (PT). Encontrou espaço no Ministério da Educação de Jair Bolsonaro (PL) e conseguiu provocar a pasta a fazer estudos técnicos sobre a universidade de Blumenau. Trouxe até o ex-ministro Victor Godoy à cidade, em 2022.
Eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jorginho transformou a federalização em uma saia justa para os petistas catarinenses. Apresentou a Furb Federal como um dos principais anseios catarinenses do Estado junto ao novo governo. Criou-se a seguinte situação: se sair federalização, o mérito é de Jorginho. Se não sair, culpa do governo Lula.
Incomodado, parte do PT e de movimentos à esquerda movimentou-se para ocupar o espaço. Daí o projeto de Uczai e uma recente mobilização para associar a Furb Federal à expansão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau. Circula nas redes sociais um link para incluir o projeto nos planos futuros do MEC. No dia 27 de junho, haverá uma conferência do Plano Plurianual Participativo em Blumenau, em que a Federal do Vale do Itajaí deve ter destaque.
Continua depois da publicidade
O movimento também busca condicionar a ampliação da UFSC em Blumenau ao projeto da Furb, de modo a aproveitar estrutura e os cursos já existentes. O campus de Blumenau está de mudança para um endereço novo, no antigo Campus 2 da Uniasselvi, onde pretende abrir cursos como Medicina e Administração. No projeto apresentado à Câmara, Uczai fala expressamente em criar a UFVI “por meio da transformação do Campus da UFSC e da federalização da Furb”. É a novidade do texto.
A criação de uma universidade federal depende de ato do Executivo, e não do Legislativo. Ainda assim, mesmo tendo pouca efetividade, o projeto sinaliza um novo momento político para a antiga e maltratada bandeira da Furb Federal.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
Com obras paradas há cinco meses, aeroporto em SC fica sem voos noturnos
Como Blumenau vai organizar o trânsito do Centro durante as obras na ponte da Rua XV
Hildebrandt veta lei contra a inauguração de obras inacabadas em Blumenau
Que fim levou o projeto de uma BR-470 paralela contratado pelo governo de SC