Começam a ganhar corpo projetos privados e públicos para criar trechos de ruas cobertas no Centro de Blumenau. Empresários do Calçadão Brueckheimer receberam sinal positivo da prefeitura na quarta-feira (13) e o projeto deve andar. Mas o município trabalha em outras possibilidades, que incluem cobrir partes da Rua XV de Novembro.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Comerciantes e donos de imóveis do calçadão reformado em 2016 estão dispostos a doar ao município o projeto da cobertura, elaborado pela Volkmann Arquitetura. Bastaria licitar a execução da obra, estimada entre R$ 370 mil e R$ 500 mil. A Secretaria de Turismo e Lazer ficou de procurar alternativas para financiar o trabalho, mas o próprio prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) verbalizou o interesse em ter o espaço coberto.

Segundo o empresário Leandro Beduschi, um dos líderes da iniciativa, a proposta é instalar uma cobertura translúcida, que protegeria da chuva, mas sem ocultar o céu. É consenso entre os envolvidos que a rua não pode virar shopping ou galeria. A cobertura correria sobre um trilho, permitindo movê-la de acordo com a incidência do sol ao longo do dia.

Na terça-feira (12), durante a solenidade de lançamento do livro O Desfile do Tempo: Rua XV de Novembro, da historiadora Ana Maria Moraes, o senador Esperidião Amin (PP) sugeriu que o projeto de reforma da Rua XV, em elaboração na prefeitura, também transforme trechos dela em via coberta. Muita gente gostou.

Continua depois da publicidade

Dentro da prefeitura de Blumenau, o projeto já é algo mais do que uma ideia. Existe mesmo a intenção de cobrir ao menos um trecho da via. O prefeito havia pedido que a Secretaria de Planejamento Urbano averiguasse onde seria viável instalar cobertura — há imóveis tombados na XV.

Cobertura correria sobre um trilho no Calçadão Brueckheimer
Cobertura correria sobre um trilho no Calçadão Brueckheimer (Foto: Divulgação)

Também está em discussão renovar os pavers da rua nos trechos onde o piso tinha desenhados os contornos de casarões antigos e trocar o pavimento de ruas transversais.

Em todos os casos, a expectativa é de que o dinheiro venha do governo do Estado. A negociação já está em andamento.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Leitura da bíblia na Câmara de Blumenau vai a julgamento no Tribunal de Justiça

Continua depois da publicidade

Eisenbahn completa 20 anos e lança novo estilo de cerveja

Taxistas de Blumenau terão nova regra para substituição dos carros

Dengue em Blumenau mobiliza Saúde do Estado