Os 12 projetos de usinas hidrelétricas no Rio Itajaí-Açu em análise pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) serão discutidos em audiência pública no dia 14 de junho, em Indaial. Na reunião será apresentado um estudo integrado da bacia hidrográfica, contratado pelos empreendedores, que analisa impactos ambientais, sociais e econômicos das construções propostas. Juntas, as usinas teriam capacidade para suprir, com sobras, todo o Vale do Itajaí.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Como a coluna publicou em abril, a Análise Integrada da Bacia Hidrográfica (AIBH) está disponível para consulta no site do IMA e das prefeituras dos municípios envolvidos. O documento é uma exigência federal e está em avaliação na Gerência de Licenciamento Ambiental e Autorizações de Obras Públicas do IMA. Ele analisa impactos à oferta de água potável, a espécies de plantas e à atividade de rafting, entre outros.

Investidores querem construir 12 usinas hidrelétricas no Rio Itajaí-Açu

Sete das usinas projetadas ficariam entre Lontras, Ibirama e Apiúna, nas proximidades da usina Salto Pilão, inaugurada em 2009. Outras três estão previstas para Indaial. As outras duas ficariam em Rio do Sul e Ascurra. Com a usina Salto Weissbach, de Blumenau, seriam 14 unidades gerados de energia no maior curso d’água do Estado.

Continua depois da publicidade

A audiência presencial será às 19h do dia 14 de junho no Tri Executive Hotel, localizado na Rua das Nações, em Indaial.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

Cassação de Deltan Dallagnol cria fato político para as eleições de 2024 em Blumenau

Nos bastidores, aumento no número de vereadores em Blumenau já está em pauta

O plano dos deputados de Blumenau para derrubar os vetos do Sesi e da Polícia Civil

Seis meses depois, nova praça de Blumenau ainda aguarda o público