Enquanto avançam os estudos de uma rodovia alternativa à BR-101, entre Joinville e Biguaçu, projeto semelhante para o Vale do Itajaí empacou devido à falta de empresas interessadas. A primeira licitação lançada pelo governo do Estado para estudos sobre uma estrada paralela à BR-470 terminou deserta, no fim de abril. Uma segunda tentativa de pregão eletrônico será feita no dia 15 de junho.

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Como revelou o colega Renato Igor, a ideia de uma rodovia litorânea já tem três traçados propostos. Em qualquer das possibilidades, municípios do Vale do Itajaí, como Luiz Alves, Ilhota, Brusque e Itajaí, seriam cortados pela futura estrada. O projeto paralelo à BR-101 foi contratado em julho do ano passado, e por isso está mais adiantado. O próximo passo é contratar o projeto executivo.

Caso apareça uma candidata para elaborar os estudos do “Corredor Rodoviário do Vale do Itajaí”, como é chamado o projeto para aliviar a BR-470, pode-se presumir que o resultado deles só será conhecido no início de 2023.

Assim como no caso da BR-101, os estudos de viabilidade devem indicar o melhor traçado para a futura conexão entre Alto Vale e costa catarinense. Pelas indicações do edital, a rodovia começaria em Itajaí, cruzaria a SC-108, que dá acesso a Brusque, e de lá subiria o Vale entre os limites sul de Blumenau, Gaspar e Indaial e o Parque Nacional da Serra do Itajaí. 

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Depois, seguiria paralela à BR-470 até o limite de Lontras com Rio do Sul, onde encontraria definitivamente a rodovia federal. O traçado pode coincidir com vias já existentes em alguns trechos.

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