Um projeto para reformar e transformar em ponto turístico a Ponte dos Arcos, em Blumenau, está em elaboração pela prefeitura. A proposta, que envolve as pastas do Turismo e do Planejamento, pretende recuperar o visual da travessia sobre o Rio Itajaí-Açu, que já foi usada pelos trens da Estrada de Ferro Santa Catarina, e criar um espaço de convivência no vão central, hoje abandonado.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
A cereja do bolo seria uma intervenção artística de grande porte. Algo contemporâneo e de repercussão internacional, segundo o secretário de Turismo, Marcelo Greuel, que vem estabelecendo contatos com um artista cujo nome permanece em segredo — não, não é Romero Britto.
O objetivo é integrar a ponte ao que vem sendo chamado de “Rota dos Museus”, um circuito turístico ligando o Centro Histórico à Central de Atendimento ao Turista em frente ao Sesi, que está sendo reformada. Além da recuperação, a central terá mapas interativos e telas sensíveis ao toque — os equipamentos já foram adquiridos.
Beleza arquitetônica e natural não faltam ao cenário da Ponte dos Arcos. Um pouco mais de carinho e foco nas pessoas pode, de fato, deixar o lugar agradável para um passeio.
Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Obra parada há 15 meses em Blumenau vira “parque radical”
Concurso da prefeitura de Blumenau abre inscrições e salários vão até R$ 18 mil
Blumenau planeja liberar corredores de ônibus para carros usando sinaleiras
Empréstimo para duas obras milionárias em Blumenau recebe sinal verde de Brasília