As circunstâncias da política tornaram possível o que até pouco tempo atrás ninguém com os pés no chão julgava viável: ressuscitar a federalização da Furb, em Blumenau. Se o senador Jorginho Mello (PL) conseguir arrancar do Ministério da Economia algo como R$ 100 milhões no orçamento da União em 2022, a Federal do Vale do Itajaí sai. E o projeto eleitoral de Jorginho em Santa Catarina precisa da Furb tanto quanto a Furb precisa dele neste momento.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Pré-candidato ao governo do Estado, o senador de primeiro mandato busca trunfos para apresentar aos eleitores. No Vale do Itajaí, a duplicação da BR-470 via governo Jair Bolsonaro (PL) seria a bandeira natural. Mas ela foi absorvida pelo governador Carlos Moisés (Republicanos) e a inação do governo federal. Que outra necessidade histórica do Vale do Itajaí está no mesmo patamar de relevância? Só a universidade gratuita.

Jorginho Mello conseguiu reverter a histórica relutância do Ministério da Educação (MEC) sobre federalizar a Furb. Também incluiu uma emenda de R$ 40 milhões no orçamento da União que encurtou a distância econômica entre projeto e execução. 

O próximo passo é conseguir o dinheiro no Ministério da Economia, mas o sucesso diante de Paulo Guedes dependerá do convencimento do presidente Bolsonaro de que a federalização pode ajudar Jorginho na campanha eleitoral. Se o presidente apoiar, o Vale do Itajaí terá a sua federal.

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia mais

Governo Bolsonaro segura verba e SC banca obras de duplicação da BR-470

Câmara de Blumenau mantém momento bíblico enquanto avalia recurso judicial

Tarifa cobrada em Blumenau por veículo guinchado fica mais salgada

Passagem será construída em três dias na BR-470 para amenizar impacto de interdição