O Aeroporto Quero-Quero mudará de nome, ao menos oficialmente, se a Câmara de Vereadores de Blumenau aprovar um projeto de lei apresentado nesta semana. Ele passará a se chamar Aeroporto Regional Luiz Henrique da Silveira, em homenagem ao ex-governador de Santa Catarina falecido em 2015. A pista de pouso, às margens da rodovia SC-108, não opera voos comerciais regulares no momento.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
A ideia da homenagem é do vereador Maurício Goll (PSDB). Ele percebeu que o aeródromo, inaugurado há 51 anos, não possui uma denominação oficial que homenageie uma personalidade. Na justificativa do projeto de lei, destaca que, seis anos após a morte de Luiz Henrique, não há obra pública que homenageie o político nascido em Blumenau.
Para o parlamentar, dar o nome do político ao Quero-Quero pode ajudar a atrair verbas para melhorar a infraestrutura do aeroporto, já que o ex-governador ajudou a formar “ampla rede de parlamentares e lideranças políticas que certamente terão ainda mais motivação em contribuir com o desenvolvimento de Blumenau, e especialmente com a destinação de emendas”.
— Ele foi um grande articulador político, um dos melhores de Santa Catarina e do Brasil — elogia.
Continua depois da publicidade
Hoje, o aeroporto abriga as atividades do Aeroclube de Blumenau, voos particulares e de emergência, além de esportes como paraquedismo. Está em andamento o processo para cercar a pista e fazer o balizamento noturno, que permitirá operações à noite.
Nomes populares
Denominações oficiais de obras em Santa Catarina, com frequência, são ofuscadas por referências mais populares. Embora quase ninguém o chame assim, o aeroporto de Navegantes o leva o nome do ex-ministro Victor Konder. O de Joinville homenageia Lauro Carneiro de Loyola. A exceção talvez seja o Hercílio Luz, de Florianópolis, cujo nome oficial é mais conhecido.
No caso de Blumenau, o desafio será convencer a população a trocar o simpático pássaro pelo ex-governador. Já se tentou algo parecido na Ponte do Tamarindo, sem sucesso. A propósito: o nome dela é Vilson Kleinübing.
Atualização
Alertado pelo ecólogo e ex-vereador Lauro Bacca, faço um adendo ao texto: na verdade, Aeroporto Quero-Quero já é, também por lei municipal, o nome do aeródromo desde 1996, por sugestão do próprio Bacca e do ex-vereador Erno Bublitz, que morreu em janeiro deste ano. Isso deve complicar a ideia de homenagear Luiz Henrique.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.