A decisão que proibiu o único evento de Carnaval de rua em Blumenau será reavaliada pela prefeitura. Nesta segunda-feira (13), uma reunião entre representantes do município, da Escola de Samba Mocidade Unidos do Salto do Norte, da Guarda de Trânsito e da Polícia Militar discutirá medidas para que a festa ocorra em segurança. Na semana passada, a agremiação teve negado o alvará para promover o desfile.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
No documento que rejeitou o alvará, a Diretoria de Regulação e Controle Urbano da Secretaria de Planejamento Urbano informou que, no passado, houve reclamações à Ouvidoria do município e que houve “o uso inadequado da área pública a ponto de ser necessária a intervenção policial para reestabelecer a ordem”. A escola reconhece a ocorrência de uma briga no fim do desfile de 2020, o último antes da pandemia de Covid-19.
Blumenau não teria Oktoberfest se dependesse do burocrata que proibiu o Carnaval
O assunto repercutiu nas redes sociais depois que a coluna revelou a proibição, na quinta-feira (9). No dia seguinte, em resposta a uma mensagem crítica, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) disse não ter sido o responsável pela proibição.
Continua depois da publicidade
“A decisão sobre liberar ou não um evento não passa por mim, e sim pela análise da equipe técnica da prefeitura. Não foi uma decisão minha. Na tarde de hoje (sexta) os responsáveis pelo evento foram chamados e uma reunião foi agendada na próxima semana, junto com a PM e o Seterb”.
Segurança
A reunião será liderada pela Secretaria de Planejamento. Hildebrandt não participará. O secretário Éder Boron disse que o objetivo é alinhar os pontos necessários com a organização e as corporações de segurança e, se a avaliação concluir que o evento é viável, liberar o alvará. Boron afirmou à coluna que o desfile de Carnaval recebeu o mesmo tratamento dado aos demais eventos da cidade.
— Temos que pensar no evento, na cultura, mas também no cidadão que estará em casa, no domingo de descanso, e tem que trabalhar na segunda-feira — afirmou.
A direção da Mocidade Unidos do Salto do Norte informou que voltará a se manifestar sobre o desfile depois do encontro agendado com as autoridades. Caso liberado, o desfile da escola de samba está previsto para a tarde de domingo (19).
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
Quem são as caras novas na gestão da Furb, em Blumenau
Projeto do 13º na Câmara de Blumenau serve de teste para outra questão polêmica
Eventos em Blumenau com dinheiro público precisam de critério
Projeto do 13º salário para vereadores de Blumenau tem novo foco de oposição