A proibição a cães, gatos e outros animais domésticos nos ônibus urbanos de Blumenau ganhou um adversário de peso. Depois da coluna publicar que motoristas e cobradores estão sendo orientados a reforçar a fiscalização, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) comunicou integrantes da equipe que pretende reavaliar o assunto. Uma regulamentação será discutida para substituir o atual decreto em vigor, que é de 2007.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Quando vereador, Hildebrandt propôs duas vezes à Câmara flexibilizar a proibição aos animais no sistema público de transporte. Na primeira, em 2014, o projeto de lei foi rejeitado em plenário. No ano seguinte, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) entendeu que cabe ao Executivo mudar essa legislação específica.
À época, o então vereador pretendia liberar animais com até 10 quilos e acondicionados em recipientes adequados. O texto previa até um cartão de transporte específico para os bichinhos. Porém, mantinha o veto à circulação nos horários de pico, das 6h às 9h e das 17h às 19h.
As ideias do prefeito continuam semelhantes, mas ele diz que envolverá a equipe técnica na elaboração de normas adequadas à realidade dos ônibus de Blumenau. Hildebrandt volta de férias neste sábado (28). O assunto deve motivar reuniões nos próximos dias.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
Napoleão Bernardes chama de “conversa de corredor” sondagem para secretaria
Blumenau reforça veto a animais domésticos nos ônibus urbanos
Bolsonaro usou três vezes o cartão corporativo da presidência em Blumenau
É falso áudio sobre paralisação nas obras da BR-470 por “instabilidade política”