A Polícia Rodoviária Federal (PRF) quer transferir para Blumenau a estrutura da 4ª Delegacia, responsável pela BR-470 até Otacílio Costa e pelo trecho da BR-101 entre Tijucas e Navegantes. Hoje, a corporação está alojada, de favor, na Codetran de Itajaí. Há previsão orçamentária em 2023 para construir uma sede própria. Mas os planos são mais ambiciosos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Uma comitiva da corporação marcou presença em dois eventos empresariais sobre a BR-470 promovidos nesta semana em Blumenau. Na segunda-feira (20), os policiais estiveram na reunião de associações empresariais e prefeitos com deputados eleitos. Na quarta, o grupo assistiu à apresentação da Fiesc sobre a duplicação. O objetivo foi buscar apoio de empresários e políticos.

Um terreno municipal próximo ao Hospital da Furb, na Fortaleza Alta, é o preferido da PRF. O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) ficou de checar, mas avisou que a área provavelmente pertence à universidade. Ele demonstrou interesse em receber a estrutura federal. Na delegacia atuam 12 pessoas, entre elas quatro estagiários.

Posto da PRF

O posto da Polícia Rodoviária Federal será transferido de Blumenau para Indaial, no fim do trecho em duplicação. Ainda não se sabe quando exatamente, mas vai. No terreno indaialense, há espaço para construir a delegacia. Mas não para os planos futuros da corporação.

Continua depois da publicidade

Segundo o novo chefe da 4ª Delegacia, Douglas Thomas Jacobsen, num segundo momento, o desejo é construir também um auditório, um estande de tiro e a estrutura de uma escola de trânsito. Essa ampliação não caberia no terreno disponível em Indaial.

Blumenau, pela localização central na área de abrangência da delegacia, é vista como a melhor opção. Mas não for possível encontrar um terreno na cidade, Gaspar já teria manifestado interesse em sediar o complexo. A PRF tem pressa porque não quer perder o dinheiro orçado.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

UFSC Blumenau planeja lançar cursos nas áreas de Saúde e Ciências Sociais

Quanto falta para terminar a duplicação da BR-470

Chuvas na BR-470 causam prejuízo equivalente a 42% da verba para duplicação em 2023

Dono de tradicional restaurante em Blumenau receberá homenagem pública