Uma aparente falha de comunicação entre a prefeitura de Blumenau, entidades do comércio e lojistas levou ao fechamento da Rua XV de Novembro para a Rota de Lazer nesta terça-feira (21) de Carnaval. Ao perceberem a via interditada para o tráfego de veículos num dia de expediente normal, empresários reclamaram ao prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), que mandou reabrir a via a partir das 12h.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

A Rota de Lazer costuma reservar a Rua XV para pedestres e ciclistas aos domingos e em alguns feriados. Como o comércio do Centro abriria normalmente segunda e terça-feira, muita gente chegou para trabalhar sem entender o que estava acontecendo.

— A gente apoia, tem que existir a Rota, mas nos domingos e feriados. Carnaval não é feriado — disse o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Eduardo Soares.

O início de terça-feira foi de baixo movimento nas lojas, bem diferente da segunda-feira, em que “o comércio bombou”, segundo Soares. Ele então ligou para o prefeito e expôs a situação. Ouviu que a Rota de Lazer seria interrompida.

Continua depois da publicidade

Comunicação

O secretário de Cultura e Relações Internacionais, Rodrigo Ramos, havia avisado o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Blumenau na sexta-feira (17) sobre o evento. A secretaria da entidade confirma ter recebido a ligação, mas diz ter informado sobre a abertura das lojas na terça. Na CDL, ninguém foi comunicado. Os planos foram mantidos, mas sem que a informação circulasse.

Quinta e sexta-feira passadas, os canais de comunicação do município divulgaram a Rota de Lazer de domingo, mas não a de terça, com a exceção de uma postagem no perfil da Secretaria de Cultura no Instagram. No domingo, os perfis da prefeitura nas redes sociais repetiram a informação. Mas não foi suficiente.

Segundo a prefeitura informou em nota, “A necessidade de facilitar o acesso dos blumenauenses aos comércios, que mantiveram pleno funcionamento, no entanto, fez com que o poder público revisse a opção por manter a via fechado aos veículos”.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

Número de calouros da Furb em 2023 exige adequação de espaço

Quanto Blumenau investe em bolsas para estudantes universitários

A única maneira de resgatar o Carnaval de rua em Blumenau

Blumenau é vigilante com gastos dos vereadores, mas alivia para os da prefeitura