A união de prefeituras da região de Blumenau não mudou só de nome — a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) adotou o Vale Europeu (Amve). As prioridades da entidade estão sendo revisadas na presidência do prefeito de Ascurra, Arão Josino. Entre as novas diretrizes está a contratação de projetos para grandes obras regionais.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Investimentos que dependem de aportes do Estado ou da União serão projetados antes para que a busca por recursos seja agilizada. O objetivo é chegar aos gabinetes de Florianópolis e Brasília já com os projetos debaixo do braço. A execução das obras, porém, não pode ser responsabilidade da Amve.
Josino cita como exemplo a pavimentação da via paralela à BR-470 que liga Indaial a Ascurra. São, no mínimo, dois municípios interessados na obra, que será financiada pelo Estado. O projeto antecipado aceleraria o processo.
> Cidades da região de Blumenau preparam manifesto eleitoral inédito
Continua depois da publicidade
Dar assessoria técnica a prefeituras e ampliar a representação política da região também estão entre as novas prioridades da Amve. Um passo neste sentido é a construção de um documento pelos 14 municípios apontando as prioridades regionais. Ele será apresentado aos candidatos nas Eleições 2022.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Onde foram parar os mais de R$ 100 milhões de SC investidos em rodovias federais
Por que a Páscoa de Blumenau é mais cara do que a de Pomerode
Cerveja de Blumenau dá lugar a obras de arte como presente oficial do município
A máscara caiu em SC, mas a luva de plástico segue firme nos restaurantes