O prefeito de Blumenau e candidato à reeleição Mário Hildebrandt (Podemos) passou mal na noite deste sábado (21) durante um debate ao vivo pela televisão. Ele e o oponente neste segundo turno, João Paulo Kleinübing (DEM), participavam de um programa na ND TV. Segundo a assessoria, o prefeito parece ter sofrido uma queda repentina de pressão, mas precisou ser levado ao Hospital Santa Isabel para uma avaliação.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau pelo WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

Hildebrandt foi retirado de maca da sede da emissora, no bairro Ponta Aguda. Um vizinho filmou o instante em que o atendimento ocorria. De acordo com pessoas que estavam no local, o prefeito estava bastante pálido, mas falando com os socorristas. Hildebrandt chegou ao Santa Isabel pouco depois das 22h para fazer exames.

A coluna apurou que Mário Hildebrandt recebeu soro e faria um eletrocardiograma por precaução ainda na noite deste sábado. Ele permanecerá em observação até a manhã de domingo.

Hildebrandt falava sobre a experiência como secretário de Assistência Social durante a tragédia de 2008, quando interrompeu a fala e baixou a cabeça. Ele foi acudido e o programa saiu do ar. Os dois já debatiam por cerca de uma hora.

Continua depois da publicidade

De acordo com relatório da ocorrêndia divulgado pelo Corpo de Bombeiros, ao chegar ao local os atendentes encontraram o prefeito deitado em um sofá, sendo amparado pela equipe. Ele estava consciente e orientado, com pressão 13 x 8. Estava pálido e relatava fadiga. Uma ambulância do Samu o transportou ao hospital.

A organização do debate informou que ofereceu a Kleinübing a possibilidade de continuar a transmissão, mas as duas campanhas concordaram em encerrar o programa. O ex-prefeito publicou uma nota nas redes sociais dizendo que não aceitou seguir adiante “em respeito ao Mário”.

A campanha de Hildebrandt distribuiu um comunicado. Confira a íntegra:

Comunicamos que, em virtude de uma queda de pressão, o prefeito e candidato Mário Hildebrandt precisou passar por atendimento médico na noite de hoje, durante a realização do debate organizado pela NDTV Blumenau.

São oito meses de trabalho intenso e sem descanso na gestão do combate ao coronavírus em Blumenau, que segue sendo a prioridade do prefeito. Por esta razão, e seguindo a orientação da equipe de saúde, optou-se pelo encerramento do debate a fim de preservar sua saúde.

Continua depois da publicidade

O prefeito foi atendido, passa bem e ficará em descanso o restante do fim de semana. Ele agradece o candidato João Paulo Kleinübing pela solidariedade e compreensão, aceitando o encerramento do debate.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.